Você já fez backup hoje?

 

Vivemos em uma era totalmente digital onde a informação se tornou um dos principais ativos das empresas. Todos os dados necessários para administração do seu negócio são atualizados e armazenados diariamente em seu servidor. Sem o acesso a essas informações a empresa literalmente para. Portanto, a segurança da informação é cada vez mais importante para garantir o sucesso do seu negócio.
Todos os dados de compras, vendas, estoque, preços, clientes, fornecedores e todas outras informações críticas devem ser preservadas. A única forma de fazer isso é cuidando muito bem da sua infraestrutura (rede, computadores, internet, etc), mantendo tudo organizado e em boas condições de uso e não deixar de fazer backup diariamente do seu banco de dados.

 

Quais os riscos de não fazer o backup?

Os principais riscos são:

  • Ataques digitais: hackers ou vírus podem apagar informações;
  • Falha humana: usuários podem excluir informações por engano, como formatar o computador sem fazer backup das informações do HD, por exemplo;
  • Falha no hardware: equipamentos podem queimar, falhar e com isso causar a perda ou corromper as informações salvas no HD;
  • Desastres naturais: um incêndio, por exemplo, pode danificar os equipamentos e, consequentemente, acarretar perda de dados;
  • Até mesmo o furto de um e equipamento onde estão salvas as informações podem ocasionar a perda de dados;
  • Imagina você chegar na empresa e descobrir que todas suas informações e banco de dados do seu software de gestão desapareceram? Com certeza isso seria caótico e causaria muitos problemas.
    Portanto, não há dúvidas que a perda de dados prejudica severamente os negócios. Por isso, é extremamente importante investir na segurança da informação e sempre ter um plano B caso haja algum sinistro, ou seja, ter sempre disponível e com fácil acesso ao backup do seu banco de dados.

 

Quais são as formas de armazenar o backup diário?

Existem diversas formas de armazenar os backups diários. Abaixo as principais:

  • Usando um pen drive ou HD externo;
  • Salvando o arquivo em outras máquinas da rede interna via compartilhamento de pastas;
  • E um dos mais eficientes é utilizar ferramentas para salvar o arquivo em nuvem, existem diversas ferramentas gratuitas no mercado que podem ser usadas para essa finalidade. Desta forma, existe baixa dependência humana, os arquivos podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo, dentre outras vantagens.

 

Como o backup é feito?

Para verificar se está sendo realizado ou em qual horário está sendo feito, pode seguir os seguintes passos abaixo.
Os arquivos do programa do Backup ficam no seguinte caminho “C:\FarmaFacil\BackupFF” e é configurado sempre no servidor.

 

 

Ao abrir a pasta, teremos os seguintes arquivos abaixo:

 

 

Para executá-lo, basta abrir o arquivo “BackupFF.exe” ou “BackupFF”.
Após executar o arquivo, ele irá para a “bandeja” do sistema, onde fica o horário seu computador.
OBS.: Caso não esteja abrindo de forma automática ao reiniciar o computador, entre em contato com o Suporte.

 

 

Para abri-lo, basta clicar 2 vezes, ou primeiramente com o botão direito do mouse e depois em “Abrir”.
Na tela principal teremos a opção de gerar um backup manualmente a qualquer momento, antes do horário configurado.

 

 

Para verificar os horários que estão sendo gerados automaticamente e o caminho que está sendo salvo, devemos clicar em “Arquivo” na barra superior e depois em “Configuração”.

 

 

Após isto, irá abrir a seguinte tela:

 

 

No primeiro campo “horário Backup” é onde configuramos o horário que irá realizar automaticamente, ou seja, como exemplo está configurado para as 09:00 horas, ao chegar nesse horário irá começar a criar o backup. O tempo de término depende muito da quantidade de dados contido no banco de dados da farmácia.
O segundo campo é o local onde está sendo salvo o seu backup. Ao acessarmos este caminho, teremos o arquivo na qual você pode transferi-lo para um outro local manualmente ou também pode-se configurar um local para realizar uma cópia automática.
Segue abaixo um exemplo:

 

 

O arquivo ficará composto pelo nome da fantasia empresa, CNPJ, a versão do sistema que está atualmente e o horário que o backup foi realizado.

 

Esperamos ter ajudado. Caso tenha ainda alguma dúvida ou precise do auxílio do nosso time de suporte, clique aqui e acesse nossa Central de Tickets.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *