Conciliação Bancária

 

 

Dentre todas as atribuições inerentes à gestão, certamente o controle financeiro é uma das tarefas mais importantes. Não é à toa que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o motivo que leva quase metade das empresas a fecharem as portas após apenas três anos de funcionamento. Consultores e especialistas geralmente falam sobre a importância dos fluxos de caixa na gestão das finanças, mas poucos se referem à conciliação bancária, ferramenta essencial para essa análise.

 

O que é conciliação bancária?

Conciliação bancária é conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno. A conciliação bancária tem como objetivo verificar se está tudo correto no controle interno ou se há inconsistências de dados. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno, os lançamentos e suas datas estão idênticos ao extrato do banco.

Montamos um passo a passo para ajudar a fazer uma conciliação bancária eficiente basta ter em mente o fluxo dos negócios.

Etapa  1: Cadastro de bancos

Para que se possa utilizar o modulo de conciliação bancária é necessário que se tenha cadastrado no sistema um banco, este banco que posteriormente iremos utilizar para importar o arquivo .ofx. Para isso vá em:

  • Abrir ARQUIVO > PARÂMETRO > BANCO;
  • Localizar o banco que ira ser utilizado;
  • Preencher os dados de AGÊNCIA (caso banco não tenha digito verificador colocar 0 – zero);
  • Preencher os dados de CONTA CORRENTE.

 

 

Etapa 2: Importando OFX

Nesta etapa o operador financeiro da farmácia deve ir no sistema do banco e efetuar o download do arquivo .ofx do período desejado.
Com o download já realizado na máquina acessamos o seguinte caminho.

    • FINANCEIRO > MOVIMENTO > CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
    • Selecionar o banco a ser utilizado (necessita execução da Etapa 1);
    • Clicar na Seta verde para carregar ou tecla Enter;
    • Clicar no ícone de importar ou teclas ALT+I;
    • Localizar o arquivo .ofx salvo anteriormente;
    • Clicar em Abrir.

Etapa 2.5: Cadastrando as operações

Sempre que você importar um arquivo OFX o sistema irá identificar se há uma nova transação que ainda não foi importada para o FarmaFácil.

 

Neste estágio podemos definir algumas regras
[Tipo] – Automaticamente o sistema já identifica o tipo da transação (credito ou débito);
[A conciliar] – podemos definir se esta transação é obrigatório ou não a conciliação;
[Fornecedor] + [Conta] – Pode-se definir qual o fornecedor e o plano de contas pertencente a esta transação *Utilizado na etapa 4*.

Etapa 3 – Conciliando

Para realizar o processo de conciliação basta:

  • Selecionar a fatura/duplicata do no lado do banco (direito);
  • Selecionar uma fatura ou mais faturas no lado do FarmaFácil (esquerdo);
  • Por fim clicar no botão relacionar fatura;
  • Para confirmar o processo clique no ícone ao lado do botão de sair.

 

Etapa 4 – Criando faturas via ofx

Pode acontecer de a esquecermos de cadastrar despesa/receita no FarmaFácil, porém com o arquivo OFX podemos cadastrar este item faltante. Para isso basta:

  • Selecionar o documento no lado do banco (direito);
  • Clicar em Associar extrato;
  • Preencher FORNECEDOR, CONTA (para despesas);
  • Preencher CLIENTE | CONTA | PORTADOR (para receitas).

 

Etapa 5 – Conferencia e relatórios

Para realizar a conferência pode-se ir através do seguinte caminho FINANCEIRO > LANÇAMENTO CONTA CORRENTE, aqui pode verificar quais itens ainda já foram conciliados ficando marcados com a ícone de verificado. ☑
Também é apresentado um gráfico informando oque já conciliado e o que está pendente.

Ainda neste módulo é possível tirar relatórios, basta clicar no ícone de relatórios ou tecla F4.

 

Esperamos ter ajudado. Caso tenha ainda alguma dúvida ou precise do auxílio do nosso time de suporte, clique aqui e acesse nossa Central de Tickets.

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